O projeto GEF Biogás Brasil realizou, na tarde desta quarta-feira (6/10), a 1ª Assembleia da Plataforma de Informações do Biogás (PiBiogás). A reunião interna teve foco na definição do plano de ações para a plataforma em 2022.
A PiBiogás é uma rede de colaboração digital entre instituições ligadas ao setor de biogás no Brasil, que tem como objetivo facilitar o acesso a ferramentas digitais, sites institucionais e informações relacionadas ao biogás, além de fomentar novas ações e parcerias no setor. A plataforma é uma iniciativa do projeto GEF Biogás Brasil, que é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e executado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). Além dessas entidades, compõem a direção do projeto GEF Biogás Brasil o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Itaipu Binacional. As seguintes entidades também fazem parte da PiBiogás: Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), Low Carbon Business Action (LCBA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), e o Programa de Energia para o Brasil (BEP), que faz parte do Programa de Cooperação UK-Brasil e é implementado por um consórcio de cinco organizações: Adam Smith Internacional, Carbon Limiting Technologies, Instituto 17, Hubz e Fundação Getúlio Vargas. Participaram da reunião as 15 entidades que integram a PiBiogás. A Assembleia contou com uma fala de abertura do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, que elogiou a Plataforma. “Essa é uma iniciativa de extrema importância para o setor do biogás, que ajuda a mostrar a importância da inovação para o desenvolvimento do setor”, afirmou. Em seguida, o consultor da UNIDO e analista de Comunicação do projeto GEF Biogás Brasil, Raphael Makarenko, apresentou o plano de comunicação para a PiBiogás no próximo semestre. Uma das propostas validadas pela Assembleia foi a mudança do nome por extenso da PiBiogás para “Plataforma de Informações do Biogás Andrea Faria”, como forma de homenagear Andrea Faria, colega do Sebrae que faleceu em 24 de junho deste ano, e atuava com afinco no desenvolvimento da cadeia de valor do biogás no Brasil. Andrea era Coordenadora Nacional de Energia pelo Sebrae, e atuava em parceria com a equipe do projeto GEF Biogás Brasil para o desenvolvimento de um mercado de biogás mais dinâmico, competitivo e sustentável. Durante a Assembleia da PiBiogás, também foi definido que a plataforma passará a contar com uma agenda de eventos do setor, para fortalecer as iniciativas e ampliar o debate dos temas que envolvem o biogás. As assembleias da PiBiogás vão ocorrer semestralmente para a manutenção da plataforma. Segunda reunião da Unidade Interministerial discute estratégias de ampliação do biogás no Brasil4/10/2021
A segunda reunião da Unidade Interministerial, conduzida pelo projeto GEF Biogás Brasil nesta quinta-feira (30/09), reuniu gestores públicos e técnicos de cinco ministérios e três entidades governamentais da esfera federal para discutir ações e políticas que afetam a cadeia de biogás, com foco na ampliação do setor.
A Unidade Interministerial é um fórum de discussão envolvendo entidades federais para debater melhorias em políticas públicas voltadas para o biogás. O fórum periódico é uma iniciativa do Projeto GEF Biogás Brasil, que é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), e conta com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) como principal entidade executora. Cinco ministérios compõem a Unidade Interministerial: MCTI, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Também fazem parte do fórum a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A reunião desta quinta-feira contou com uma apresentação da consultora técnica da Diretoria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Juliana Rangel do Nascimento, que tratou das perspectivas do setor de biogás no Brasil e de todas as ações desenvolvidas pela entidade. Já o especialista em Gestão de Projetos do GEF Biogás Brasil e consultor da UNIDO, Bruno Neves, expôs dados do setor sucroalcooleiro como um case referência para estratégias de ampliação do biogás como fonte de energia no mercado interno. A reunião foi organizada e conduzida pelo especialista em Políticas Nacionais do Projeto GEF Biogás Brasil e consultor da UNIDO, Tiago Quintela Giuliani. O próximo encontro da Unidade Interministerial está previsto para 24 de novembro. Three proposals were approved involving four companiesThe Tropicalization Program of the Brazil GEF Biogas Project, which aims to promote cooperation between Brazilian and foreign companies to identify opportunities that meet the demands of the local market, selected three proposals in its 2st cycle of approvals:
Proposal 3 - Biogasclean MBR Desulfurization System: Cooperation between Biogasclean, NovoGas Energia and Fokal. Proposal 4 - Integrated Solutions for Optimized Biodigester Feeding: Vogelsang. Proposal 5 - Nationalization of Biofertilizer Distributor for Digestate Valuation: Vogelsang. The selected proposals, in addition to meeting the challenges listed by the Brazilian biogas market, promote technological knowledge transfer and industrial partnerships. In the next stage, the Brazil GEF Biogas Project will define, together with the selected international and Brazilian companies, an action plan for the development of new partnerships and the generation of concrete results. The objective of the Tropicalization Program is to engage national and international stakeholders to implement actions that encourage economic development and technological innovation aimed at the biogas value chain in Brazil. The Program adapts to the Brazilian market ("tropicalizes") successful international technological solutions or business models that correspond to one or more of the six challenges declared by the Brazilian biogas market. Each of the listed challenges is a priority line of the Tropicalization Program. The Brazil GEF Biogas Project is led by the Brazilian Ministry of Science, Technology and Innovations (MCTI), financed by the Global Environment Facility (GEF) and implemented by the United Nations Industrial Development Organization (UNIDO). The Project has the International Center for Renewable Energies (CIBiogás) as its main executing agency. More details about the Tropicalization Program: www.gefbiogas.org.br/tropicalization Foram três propostas aprovadas envolvendo quatro empresasO Programa de Tropicalização do projeto GEF Biogás Brasil, que tem o propósito de promover a cooperação entre empresas brasileiras e estrangeiras para identificar oportunidades que atendam às demandas do mercado local, selecionou três propostas em seu 2º ciclo de aprovações:
Proposta 3: Projeto de Tropicalização do Sistema de Dessulfurização Biogasclean MBR - Cooperação entre as empresas Biogasclean, NovoGas Energia e Fokal. Proposta 4: Soluções Integradas para Alimentação Otimizada de Biodigestores - Empresa Vogelsang. Proposta 5: Nacionalização de Distribuidor de Biofertilizante para Valoração do Digestato - Empresa Vogelsang. As propostas selecionadas, além de atenderem a desafios elencados pelo mercado brasileiro de biogás, promovem transferência de conhecimento tecnológico e parcerias industriais. Na próxima etapa, o projeto GEF Biogás Brasil vai definir junto às empresas internacionais e brasileiras selecionadas um plano de ação para o desenvolvimento das novas parcerias e a geração de resultados concretos. O objetivo do Programa de Tropicalização é engajar stakeholders nacionais e internacionais para implementar ações de incentivo ao desenvolvimento econômico e à inovação tecnológica voltadas para a cadeia de valor do biogás. O Programa adapta à realidade brasileira ("tropicaliza") soluções tecnológicas ou modelos de negócios internationais de sucesso que correspondam a um ou mais dos seis desafios declarados pelo mercado brasileiro de biogás. Cada um dos desafios elencados é uma linha prioritária do Programa de Tropicalização. O projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility, ou GEF) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). O Projeto conta com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) como principal entidade executora. Saiba mais sobre o Programa de Tropicalização: www.gefbiogas.org.br/tropicalizacao Reunião remota contou com a participação de associados da Biogaz Vallée, cluster francês dedicado à metanização O Projeto GEF Biogás Brasil conversou com empresários e associados da Biogaz Vallée, entidade privada francesa dedicada ao setor de metanização. O objetivo da reunião remota foi apresentar oportunidades de negócios do mercado brasileiro de biogás intermediadas pelo Programa de Tropicalização, uma iniciativa liderada pelo Projeto que facilita parcerias internacionais entre empresas brasileiras e estrangeiras.
O Projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), e conta com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) como principal entidade executora. Durante o encontro online, foram apresentados o panorama do mercado brasileiro de biogás, detalhes sobre o Projeto GEF Biogás Brasil, e os benefícios da participação de empresas estrangeiras no Programa de Tropicalização, que dá apoio especializado a empreendimentos que querem entrar no mercado brasileiro de biogás. “Muitas vezes, o produto ou a solução que o empresário internacional oferece precisa de assistência técnica local. Portanto, as parcerias com o mercado brasileiro tornam os negócios mais viáveis”, explica a consultora da UNIDO e especialista em parcerias de tecnologia do projeto GEF Biogás Brasil, Renata Abreu. “Também há redução de custos, e você pode lucrar vendendo seu produto ou tecnologia com mais rapidez. Ajudamos empresas internacionais a entenderem melhor o mercado local e a estabelecerem parcerias”. Durante a reunião, os empresários presentes esclareceram dúvidas sobre os substratos mais utilizados no Brasil para a produção de biogás, os setores mais promissores da economia para essa finalidade, e as aplicações mais viáveis do biogás e do biometano. Entre as possibilidades que mais despertaram o interesse dos presentes, foram a injeção de biometano em redes locais de abastecimento e a utilização dos resíduos orgânicos da agropecuária, em especial resíduos da suinocultura e avicultura. O Projeto GEF Biogás Brasil participou, nesta quinta-feira (26), do primeiro dia do evento “Inovações em Energias Renováveis” uma iniciativa da Fraunhofer Liaison Office Brazil, Câmara e Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Embaixada da República Federal da Alemanha, GiZ, VDI - Associação de Engenheiros Brasil - Alemanha e Representação do Estado da Baviera no Brasil.
Um dos segmentos mais dinâmicos do agronegócio brasileiro foi pauta durante o webinar “Biogás no setor sucroenergético: oportunidades e desafios”. Especialistas debateram com empresários sobre as oportunidades de negócios do biogás voltadas para o aproveitamento dos resíduos orgânicos gerados pela indústria sucroalcooleira, e da cadeia tecnológica utilizada pelo setor no país.
Sebrae-RS e GEF Biogás Brasil conversam com empresas do Rio Grande do Sul sobre oportunidades6/8/2021
O Projeto GEF Biogás Brasil participou, nesta quarta-feira (04/08), do webinar “3º GD em Foco”, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE-RS) e Instituto Euvaldo Lodi - Núcleo Regional do Rio Grande do Sul (IEL-RS), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (SENAI-RS) e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Governo do Estado do RS (Sema).
GEF Biogás Brasil anuncia plantas de biogás ganhadoras de edital para investimento em infraestrutura3/8/2021
O projeto GEF Biogás Brasil anunciou nove propostas ganhadoras de um edital de seleção de plantas de biogás no Sul do Brasil. O edital oferece um investimento total de cerca de R$ 4,4 milhões para a otimização da infraestrutura e das operações das propostas selecionadas. O edital também vincula as plantas de biogás escolhidas ao Projeto GEF Biogás Brasil como unidades de demonstração (UDs), apresentando ao mercado brasileiro cases de sucesso que podem ser replicados em todo o país.
O investimento é destinado à compra de equipamentos ou serviços de maior robustez que promovam ganhos de eficiência e segurança. As obras de otimização têm o objetivo de transformar as plantas de biogás selecionadas em modelos de sucesso e inovação implementados em situação real, com viabilidade técnica e econômica. O projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e executado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). O edital de seleção de UDs é regido pela UNIDO de forma independente, e os recursos para investimento são oriundos do GEF, que é um mecanismo multilateral de cofinanciamento que apoia projetos em países em desenvolvimento. Oportunidades de negócios em tecnologia de biogás são apresentadas em webinar internacional22/7/2021
Mais de trinta atores-chave do setor internacional de biogás e biometano, incluindo empresários, pesquisadores e gestores públicos, participaram recentemente de um webinar sobre oportunidades de negócios voltadas para o desenvolvimento de tecnologias de biogás no Brasil. O webinar foi oferecido pela BiogasWorld, entidade internacional sediada no Canadá, em parceria com o Projeto GEF Biogás Brasil. O Projeto é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e executado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).
|