A UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná é nossa mais nova aliada em prol da sustentabilidade energética no país. A universidade oficializou nesta semana uma parceria de cooperação acadêmica com o Projeto GEF Biogás Brasil. O Dr. Antonio Carlos de Francisco, professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e coordenador do Laboratório de Estudos em Sistemas Produtivos Sustentáveis da UTFPR, será o acadêmico responsável pela interação entre a universidade e o projeto. O objetivo da parceria é desenvolver ferramentas inovadoras para localização e avaliação de oportunidades de negócios voltadas ao uso do biogás como fonte de energia. O projeto GEF Biogás Brasil pretende fortalecer as cadeias de tecnologia e investimento no setor, estimulando a inovação e a diversificação da matriz energética nacional.
Tiago Quintela Giuliani, especialista em Políticas Nacionais pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), dará uma palestra nesta quinta-feira (17/10) sobre o projeto "Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira" (GEF Biogás Brasil), implementado pela UNIDO em associação com o governo federal, instituições privadas e entidades setoriais. A apresentação fará parte do workshop "Fontes Energéticas no Âmbito do Planejamento de Longo Prazo: Waste-to-Energy", promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em parceria com a Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren). A palestra será nesta quinta-feira (17/10) às 17h20 no auditório do MME, em Brasília. Interessados podem solicitar inscrição no workshop pelo email eventos.die@mme.gov.br.
Participamos nesta quinta-feira (05/08) do 2º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano em Chapecó (SC) com apresentações técnicas sobre a geração de energia e combustível a partir da produção de biogás e biometano no Brasil. O Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é focado no desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano no Rio Grande do Sul, em Santa Catariana e no Paraná.
Estaremos presentes no II Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que acontece na semana que vem, de 04 a 06 de setembro, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), no oeste catarinense. O evento contará com palestras sobre o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano no Sul do país. O público estimado é de 400 participantes, entre profissionais e pesquisadores do setor, empresas, cooperativas, instituições de fomento e órgãos governamentais. Ainda dá tempo de se inscrever! Detalhes da programação no site do fórum: http://www.biogasebiometano.com.br/
O Projeto GEF Biogás Brasil está presente na Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, em Salvador, através da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), agência que implementa o projeto em parceria com o Governo Federal, instituições privadas e entidades setoriais. Bruno Casagranda Neves, especialista em gestão de projetos pela UNIDO no Brasil, participou há pouco da palestra “Soluções e inovações da economia circular na gestão de água e energia para a cadeia agroalimentar”. A Semana do Clima ocorre desde segunda-feira no Salvador Hall, na capital baiana, e conta com a presença de líderes e especialistas de 26 países dedicados a temas como sustentabilidade, desenvolvimento, clima e meio ambiente.
A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) promoveram na semana passada (14 e 15), no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), um treinamento para o Comitê Diretor do Projeto GEF Biogás Brasil e parceiros. O objetivo foi discutir a cadeia de valor do biogás no Brasil. O evento incluiu oficinas de capacitação para representantes de instituições e ministérios que integram o projeto, voltado ao financiamento e ao apoio técnico da produção brasileira do biogás — uma fonte renovável de energia produzida a partir da decomposição de resíduos orgânicos gerados por empreendimentos diversos, como fazendas ou restaurantes.
UNIDO e Sebrae se reuniram recentemente na sede da instituição em Brasília para discutir um acordo de cooperação técnica no setor de biogás. O representante da UNIDO para o Brasil e a Venezuela, Alessandro Amadio, se encontrou com o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. O evento, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), contou com entidades integrantes do projeto “Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira”, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility, em inglês). O projeto é implementado pela UNIDO e desenvolvido em parceria com quatro ministérios do governo brasileiro, incluindo o MCTIC, além do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e da usina hidrelétrica de Itaipu (Itaipu Binacional). O objetivo do programa é ampliar a oferta local de energia renovável e fortalecer as cadeias nacionais de fornecimento de tecnologia no setor. Em março deste ano, o SEBRAE/PR firmou parceria com a UNIDO e o CIBiogás para integrar ações de promoção do setor de biogás e biometano no sul do Brasil.
|